Maestro

luis

LUÍS MACEDO – curriculum vitae

Nascido na Freguesia de Lordelo do Ouro, distrito do Porto, em 26 de Março de 1965, é filho de José Alves Macedo e Maria Leonor Vieira da Costa.
É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) na qual trabalhou com os professores Cândido Lima, Filipe Pires, Carlos Azevedo, Álvaro Salazar, Carlos Guedes, Teresa Macedo, Sousa Dias, Miguel Ribeiro Pereira, Gunther Arglebe, Paul Berg, Bárbara Frankie e Francisco Melo.

Tem o Mestrado em Música na especialização de Direção, concluído em agosto de 2013, na Universidade de Aveiro, no qual trabalhou com os professores Evgueni Zoudilkine, Helena Santana, Luís Cardoso, Rosário Pestana e os maestros Ernst Schelle e Luís Carvalho, tendo dirigido a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro e a Banda Amizade/Banda Sinfónica de Aveiro.

Foi músico percussionista no grupo de metais “Sollemnium Concentus” do Porto de 1985 até Dezembro de 2003, tendo como maestros o Professor Eugénio Amorim e o Cónego Padre Ferreira dos Santos. Para além desta actividade, participou como percussionista em vários concertos nacionais realizados pela Orquestra do Porto, juntamente com grandes maestros Jan Latham Koenig, Leone Magiera e grandes intérpretes da Música a nível internacional tais como Luciano Pavarotti e Monserrat Caballé. Colaborou com o Coro Polifónico de Pedroso na gravação da Missa “Glória” de António Vivaldi, juntamente com a Orquestra da RDP Norte, tendo como maestro o Professor António Baptista.

De Setembro de 1983 até Setembro de 1992, foi músico na área da Percussão na Banda Musical de Melres tendo como maestro o já falecido Professor e Trompetista José Macedo (seu Pai). Em Outubro de 1992, é convidado pelo maestro José Macedo e pelo Presidente da Banda Musical de Melres, Doutor António Mota, para assumir o cargo de diretor artístico da referida Banda, abandonando-a em Dezembro de 1998. Colaborou durante vários com o Grupo Coral “Cantabile” de Melres, na área da Orquestração e da Composição, sendo igualmente responsável pela Orquestra de Sopros que acompanhava o referido Grupo Coral.

Em Setembro de 2000, de acordo com um plano de trabalho artístico planificado pela Administração da empresa STCP/SA (Serviços Transportes Colectivos do Porto), é convidado para maestro assumindo na totalidade os destinos artísticos da Banda e da Escola de Música. Como maestro desta Banda, realizou alguns concertos em diferentes localidades da cidade do Porto, integrados na Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, Festas e Romarias em diversas localidades do País e a gravação de um CD como prova real da excelente planificação artística elaborada.

Em Abril de 2003, é convidado pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Editora Quantitas, para participar nos Primeiros Encontros de Música Contemporânea da Cidade de Vila do Conde, juntamente com os compositores Fernando Lapa, António Pinho Vargas, Sara Carvalho e Eduardo Patriarca. Através da Editora Quantitas edita: “Três Momentos Musicais”, obra para Piano solo; “Três Velhas” para Voz (Soprano) para Piano, Violino, Viola de arco, Violoncelo, Clarinete e Flauta; “Memórias” para três trombones tenores e um trombone baixo.

Trabalhou Direcção de Orquestra, com o Maestro Cesário Costa na Universidade Católica Portuguesa e com os Maestros António Baptista e Florin Totan (Roménia) a nível particular.

Em Julho de 2005, orientou o 1º Estágio Juvenil em Barcelos, tendo dirigido a Orquestra de Sopros.

De 2007 a 2010, foi o mestre titular da Banda Musical de Gondomar.

De 2011 a 2014, foi elemento da Direção Pedagógica da Academia de Música de Espinho.

Em  abril de 2016, foi o maestro convidado para dirigir a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, num Concerto realizado no Auditório Clotilde Mota (Banda Musical de Melres) com a interpretação de programa latino.

Tem sido regularmente convidado para integrar o painel de comentadores do evento “Filarmonia ao Mais Alto Nível”, organizado pela Empresa Cardoso & Conceição, realizado anualmente no Europarque – Cidade da Feira, tendo igualmente frequentado Masterclass de Direção para Orquestra de Sopros com os Maestros Ignacio Petit e Jan Cober.

Atualmente, para além das funções de docente na Escola Básica e Secundária “À Beira Douro”-Medas (Gondomar) e na Escola Profissional de Música de Espinho, é Diretor Pedagógico da Escola de Música e maestro da Banda Musical de Melres, tendo obras originais e arranjos editados na Editora Afinaudio.

 

 

Auditório da Banda Musical de Melres